08/05/2024 Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

EMISSÃO EMERGENCIAL DE GTAs

A emissão das Guias de Trânsito Animal (GTA) está sendo feita de forma emergencial nesta terça-feira, restrita às supervisões regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), apenas para abate e alojamento de animais. A medida foi necessária por causa da inundação no data center da Procergs, o que tirou do ar o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

As GTAs serão preenchidas manualmente pelas supervisões regionais da Seapi, em apenas dois casos: para abate e alojamento, no caso de pintos de um dia e suínos, que serão analisados caso a caso. Todas as outras formas de movimentação, seja para comércio ou eventos, não estarão autorizadas.

A previsão é de que um módulo de emissão emergencial de GTAs seja disponibilizado nesta quarta-feira na Plataforma de Defesa Sanitária Animal (PDSA-RS), mantida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dessa forma, os médicos veterinários habilitados poderão emitir nessa plataforma também.

Para solicitar as GTAs, os produtores devem entrar em contato com as supervisões regionais, por e-mail ou WhatsApp (veja abaixo). As GTAs serão emitidas e enviadas em formato PDF por estes canais.

CONTATO DA SUPERVISÃO REGIONAL PASSO FUNDO: (54) 99914-9177 / reg-passofundo@agricultura.rs.gov.br